Em breve divulgaremos o Regulamento 2024.
Outubro de 2022 | SUMÁRIO
O Reconhecimento do Programa Shell de Educação Científica Brasil 2022 é uma ação inserida no Programa Shell de Educação Científica que visa reconhecer as melhores jornadas de trabalho dos times participantes do Programa, dando visibilidade ao conjunto de atividades realizadas pelos professores e seus estudantes no decorrer da 6ª edição do Programa Shell de Educação Científica. As jornadas de trabalho são executadas por meio da metodologia NXplorers, desenvolvida pela Shell e presente em 18 países.
Organizadora: O Programa Shell de Educação Científica 2022 é uma iniciativa da SHELL BRASIL PETRÓLEO LTDA., sociedade empresarial com sede na cidade e Estado do Rio de Janeiro à Av. República do Chile nº330, Bloco 2, salas 2001, 2301, 2401, 2501, 3101, 3201, 3301 e 3401, Centro, na Cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, CEP: 20031-170, inscrita no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ/MF) sob o nº 10.456.016/0001-67 , neste ato representada na forma de seu Contrato Social (doravante designada “Organizadora”).
Estudante: alunos matriculados em escolas do Estado ou Município do Rio de Janeiro ou Estado do Espírito Santo.
Professor facilitador: professor da rede pública de ensino inscrito no Programa Shell de Educação Científica 2022. Cada professor facilitador pode acompanhar mais de um time.
Time: grupo de 4 a 10 estudantes ligados a, pelo menos, um Professor facilitador.
Representante: estudante participante do Programa Shell de Educação Científica 2022 que representa seu time nas ações do Programa.
Ferramentas: Atividades coletivas realizadas pelos estudantes sob a facilitação de seus professores propostas pela equipe pedagógica do Programa.
Jornada NXplorers: sequência de ferramentas e atividades realizadas pelos times.
Plano de ação: documento fornecido pelo Programa a ser preenchido pelos times, que resume o planejamento de trabalho de cada time.
Vídeo de apresentação: Vídeo caseiro de até 5 minutos no qual cada time apresenta e defende o seu projeto.
Plataforma de gamificação: Ambiente virtual no qual cada equipe tem espaço para registrar o resultado de seu trabalho.
Comissão de avaliação: comissão formada por pelo menos 2 especialistas na metodologia NXplorers funcionários da Shell e 2 especialistas com pós-graduação em Educação.
O reconhecimento é atribuído aos times que conquistarem mais pontos em sua Jornada NXplorers. Cada etapa da jornada recebe uma pontuação, assim como o Plano de ação e o vídeo de apresentação de cada time.
As pontuações ficam registradas na Plataforma de gamificação e todos os times podem acessar a evolução da sua pontuação em um dashboard do grupo.
No final do ano, em um evento de culminância, serão apresentados os vencedores da Jornada NXplorers.
Serão reconhecidos os três times mais pontuados por rede de ensino, em categorias 1°, 2° e 3° lugares.
Alguns requisitos para a participação, classificação e reconhecimento devem ser observados:
A pontuação máxima é de 24 pontos distribuídos em duas fases:
Pontuação máxima por participação e realização de atividades: 14 pontos
Para passar de fase o time tem que obter ao menos 10 pontos, conforme tabela a seguir:
Pontuação máxima na fase de avaliação de conteúdo da Jornada NXplorers realizada pelos especialistas: 10 pontos
São 5 critérios avaliados na Jornada NXplorers, cada um valendo de 0 a 2 pontos.
Resumo da pontuação da avaliação de conteúdo realizada pelos especialistas:
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Avaliação dos especialistas |
Pontos |
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– Relevância do projeto para o território do aluno |
2 |
|
– Foco no nexo: energia, água e alimentos |
2 |
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– Adequação das ferramentas ao desenvolvimento do projeto |
2 |
|
– Trabalho em equipe e protagonismo estudantil |
2 |
|
– Inovação e criatividade |
2 |
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Total |
10 |
No caso de empate de pontos serão observados os seguintes critérios para o desempate:
As ações ocorrem em diferentes momentos em cada rede de ensino, que não competem entre elas. Para saber o cronograma de sua rede, entre no link indicado:
SEEDUC-RJ: https://bit.ly/Seduc-RJ
SEDU-ES: https://bit.ly/Reconhecimento_Sedu-ES
SME-RJ: https://bit.ly/SME_RJ
Os vencedores serão anunciados no evento de culminância que ocorrerá em novembro de 2022. Os Kits PSEC serão encaminhados às escolas, com exceção do curso de extensão que será ministrado online, cujo link de inscrição será enviado por e-mail aos professores.
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Colocação |
Professor |
Estudante |
1° Lugar |
Curso de extensão Unicamp |
Dia no Museu do Amanhã, apresentação do projeto e |
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KIT PSEC |
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2° Lugar |
Curso de extensão Unicamp |
Oficina online de 1 hora com executivos da Shell e |
|
KIT PSEC |
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3° lugar |
Curso de extensão Unicamp |
Oficina online de 1 hora com |
|
executivos da Shell e |
||
|
KIT PSEC |
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Participantes inscritos na gamificação |
Camiseta e Certificado de participação |
Camiseta e Certificado de participação |
Dia no Museu do Amanhã:
A Organizadora irá prover hospedagem, alimentação, translado e transporte ao Museu do Amanhã aos estudantes ganhadores do 1º lugar na gamificação que estão matriculados em uma escola do Estado do Rio de Janeiro ou do Estado do Espírito Santo. Os alunos matriculados em uma escola do Estado do Rio de Janeiro ou do Estado do Espírito Santo somente poderão visitar o Museu do Amanhã caso estejam acompanhados durante todo o translado e estadia na cidade do Rio de Janeiro por (i) 1 (um) responsável legal ou (ii) 1 (um) parente até terceiro grau nomeado pelo(s) responsável(is) legal(is) (de acordo com o formulário presente no Anexo I deste Regulamento).
Considerando que os estudantes matriculados em uma escola do Estado do Rio de Janeiro ou do Estado do Espírito Santo estarão sob autoridade e em companhia de seu responsável legal ou de seu parente até terceiro grau nomeado pelo(s) responsável(is) legal(is), a Organizadora não responderá , em qualquer momento, por qualquer ação ou omissão voluntária, negligência, ou imprudência, violação de direito, ou prejuízo causado a terceiros pelos estudantes e/ou seus respectivos responsáveis legais e/ou parentes até terceiro grau nomeado pelo(s) responsável(is) legal(is).
alunos matriculados em uma escola do Município do Rio de Janeiro poderão ir ao Museu do Amanhã acompanhados pelo seu professor, pois a presença do responsável legal será facultativa.
Embora a Organizadora implemente precauções destinadas a ajudar a reduzir a propagação do COVID- 19 durante a visita ao Museu do Amanhã (o “Evento”), incluindo aquelas recomendadas pelas autoridades locais de saúde, a Shell não pode garantir que – incluindo, mas não se limitando a – os Estudantes, professores, Professores Facilitadores, pais/tutores/acompanhantes dos Estudantes, participantes/convidados/acompanhantes do Evento, etc. não serão expostos e/ou não irão, contrair ou disseminar o COVID-19 ao participar do Evento. A Organizadora será isenta de qualquer responsabilidade caso as pessoas elencadas acima contraiam ou sejam expostas ao COVID-19.
Tendo em vista a necessidade de determinar o cadastramento dos grupos participantes do Programa Shell de Educação Científica via e-mail, esclarecemos o seguinte:
(i) tem conhecimento e cumprirá as Leis Anticorrupção e as leis aplicáveis; (ii) direta ou indiretamente não fez, deu, ofereceu, autorizou ou aceitou, e tampouco fará, dará, oferecerá, autorizará ou aceitará qualquer pagamento, presente, promessa ou outra vantagem, para o uso ou em benefício de qualquer Funcionário Público ou de qualquer outra pessoa, em circunstâncias tais em que tal pagamento, presente, promessa ou outra vantagem constituiria um pagamento facilitador ou de outra forma violaria as Leis Anticorrupção, e (iii) sempre que tiver que processar dados pessoais para realização da sua participação, cumprirá as leis aplicáveis pertinentes e assegurará que as suas partes relacionadas também o façam.
Outubro de 2022 | SUMÁRIO
O Reconhecimento do Programa Shell de Educação Científica Brasil 2022 é uma ação inserida no Programa Shell de Educação Científica que visa reconhecer as melhores jornadas de trabalho dos times participantes do Programa, dando visibilidade ao conjunto de atividades realizadas pelos professores e seus estudantes no decorrer da 6ª edição do Programa Shell de Educação Científica. As jornadas de trabalho são executadas por meio da metodologia NXplorers, desenvolvida pela Shell e presente em 18 países.
Organizadora: O Programa Shell de Educação Científica 2022 é uma iniciativa da SHELL BRASIL PETRÓLEO LTDA., sociedade empresarial com sede na cidade e Estado do Rio de Janeiro à Av. República do Chile nº330, Bloco 2, salas 2001, 2301, 2401, 2501, 3101, 3201, 3301 e 3401, Centro, na Cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, CEP: 20031-170, inscrita no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ/MF) sob o nº 10.456.016/0001-67 , neste ato representada na forma de seu Contrato Social (doravante designada “Organizadora”).
Estudante: alunos matriculados em escolas do Estado ou Município do Rio de Janeiro ou Estado do Espírito Santo.
Professor facilitador: professor da rede pública de ensino inscrito no Programa Shell de Educação Científica 2022. Cada professor facilitador pode acompanhar mais de um time.
Time: grupo de 4 a 10 estudantes ligados a, pelo menos, um Professor facilitador.
Representante: estudante participante do Programa Shell de Educação Científica 2022 que representa seu time nas ações do Programa.
Ferramentas: Atividades coletivas realizadas pelos estudantes sob a facilitação de seus professores propostas pela equipe pedagógica do Programa.
Jornada NXplorers: sequência de ferramentas e atividades realizadas pelos times.
Plano de ação: documento fornecido pelo Programa a ser preenchido pelos times, que resume o planejamento de trabalho de cada time.
Vídeo de apresentação: Vídeo caseiro de até 5 minutos no qual cada time apresenta e defende o seu projeto.
Plataforma de gamificação: Ambiente virtual no qual cada equipe tem espaço para registrar o resultado de seu trabalho.
Comissão de avaliação: comissão formada por pelo menos 2 especialistas na metodologia NXplorers funcionários da Shell e 2 especialistas com pós-graduação em Educação.
O reconhecimento é atribuído aos times que conquistarem mais pontos em sua Jornada NXplorers. Cada etapa da jornada recebe uma pontuação, assim como o Plano de ação e o vídeo de apresentação de cada time.
As pontuações ficam registradas na Plataforma de gamificação e todos os times podem acessar a evolução da sua pontuação em um dashboard do grupo.
No final do ano, em um evento de culminância, serão apresentados os vencedores da Jornada NXplorers.
Serão reconhecidos os três times mais pontuados por rede de ensino, em categorias 1°, 2° e 3° lugares.
Alguns requisitos para a participação, classificação e reconhecimento devem ser observados:
A pontuação máxima é de 24 pontos distribuídos em duas fases:
Pontuação máxima por participação e realização de atividades: 14 pontos
Para passar de fase o time tem que obter ao menos 10 pontos, conforme tabela a seguir:
Outubro de 2022 | SUMÁRIO
O Reconhecimento do Programa Shell de Educação Científica Brasil 2022 é uma ação inserida no Programa Shell de Educação Científica que visa reconhecer as melhores jornadas de trabalho dos times participantes do Programa, dando visibilidade ao conjunto de atividades realizadas pelos professores e seus estudantes no decorrer da 6ª edição do Programa Shell de Educação Científica. As jornadas de trabalho são executadas por meio da metodologia NXplorers, desenvolvida pela Shell e presente em 18 países.
Organizadora: O Programa Shell de Educação Científica 2022 é uma iniciativa da SHELL BRASIL PETRÓLEO LTDA., sociedade empresarial com sede na cidade e Estado do Rio de Janeiro à Av. República do Chile nº330, Bloco 2, salas 2001, 2301, 2401, 2501, 3101, 3201, 3301 e 3401, Centro, na Cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, CEP: 20031-170, inscrita no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ/MF) sob o nº 10.456.016/0001-67 , neste ato representada na forma de seu Contrato Social (doravante designada “Organizadora”).
Estudante: alunos matriculados em escolas do Estado ou Município do Rio de Janeiro ou Estado do Espírito Santo.
Professor facilitador: professor da rede pública de ensino inscrito no Programa Shell de Educação Científica 2022. Cada professor facilitador pode acompanhar mais de um time.
Time: grupo de 4 a 10 estudantes ligados a, pelo menos, um Professor facilitador.
Representante: estudante participante do Programa Shell de Educação Científica 2022 que representa seu time nas ações do Programa.
Ferramentas: Atividades coletivas realizadas pelos estudantes sob a facilitação de seus professores propostas pela equipe pedagógica do Programa.
Jornada NXplorers: sequência de ferramentas e atividades realizadas pelos times.
Plano de ação: documento fornecido pelo Programa a ser preenchido pelos times, que resume o planejamento de trabalho de cada time.
Vídeo de apresentação: Vídeo caseiro de até 5 minutos no qual cada time apresenta e defende o seu projeto.
Plataforma de gamificação: Ambiente virtual no qual cada equipe tem espaço para registrar o resultado de seu trabalho.
Comissão de avaliação: comissão formada por pelo menos 2 especialistas na metodologia NXplorers funcionários da Shell e 2 especialistas com pós-graduação em Educação.
O reconhecimento é atribuído aos times que conquistarem mais pontos em sua Jornada NXplorers. Cada etapa da jornada recebe uma pontuação, assim como o Plano de ação e o vídeo de apresentação de cada time.
As pontuações ficam registradas na Plataforma de gamificação e todos os times podem acessar a evolução da sua pontuação em um dashboard do grupo.
No final do ano, em um evento de culminância, serão apresentados os vencedores da Jornada NXplorers.
Serão reconhecidos os três times mais pontuados por rede de ensino, em categorias 1°, 2° e 3° lugares.
Alguns requisitos para a participação, classificação e reconhecimento devem ser observados:
A pontuação máxima é de 24 pontos distribuídos em duas fases:
Pontuação máxima por participação e realização de atividades: 14 pontos
Para passar de fase o time tem que obter ao menos 10 pontos, conforme tabela a seguir:
Pontuação máxima na fase de avaliação de conteúdo da Jornada NXplorers realizada pelos especialistas: 10 pontos
São 5 critérios avaliados na Jornada NXplorers, cada um valendo de 0 a 2 pontos.
Resumo da pontuação da avaliação de conteúdo realizada pelos especialistas:
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Avaliação dos especialistas |
Pontos |
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– Relevância do projeto para o território do aluno |
2 |
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– Foco no nexo: energia, água e alimentos |
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– Adequação das ferramentas ao desenvolvimento do projeto |
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– Trabalho em equipe e protagonismo estudantil |
2 |
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– Inovação e criatividade |
2 |
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Total |
10 |
No caso de empate de pontos serão observados os seguintes critérios para o desempate:
As ações ocorrem em diferentes momentos em cada rede de ensino, que não competem entre elas. Para saber o cronograma de sua rede, entre no link indicado:
SEEDUC-RJ: https://bit.ly/Seduc-RJ
SEDU-ES: https://bit.ly/Reconhecimento_Sedu-ES
SME-RJ: https://bit.ly/SME_RJ
Os vencedores serão anunciados no evento de culminância que ocorrerá em novembro de 2022. Os Kits PSEC serão encaminhados às escolas, com exceção do curso de extensão que será ministrado online, cujo link de inscrição será enviado por e-mail aos professores.
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Colocação |
Professor |
Estudante |
1° Lugar |
Curso de extensão Unicamp |
Dia no Museu do Amanhã, apresentação do projeto e |
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KIT PSEC |
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2° Lugar |
Curso de extensão Unicamp |
Oficina online de 1 hora com executivos da Shell e |
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KIT PSEC |
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3° lugar |
Curso de extensão Unicamp |
Oficina online de 1 hora com |
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executivos da Shell e |
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KIT PSEC |
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Participantes inscritos na gamificação |
Camiseta e Certificado de participação |
Camiseta e Certificado de participação |
Dia no Museu do Amanhã:
A Organizadora irá prover hospedagem, alimentação, translado e transporte ao Museu do Amanhã aos estudantes ganhadores do 1º lugar na gamificação que estão matriculados em uma escola do Estado do Rio de Janeiro ou do Estado do Espírito Santo. Os alunos matriculados em uma escola do Estado do Rio de Janeiro ou do Estado do Espírito Santo somente poderão visitar o Museu do Amanhã caso estejam acompanhados durante todo o translado e estadia na cidade do Rio de Janeiro por (i) 1 (um) responsável legal ou (ii) 1 (um) parente até terceiro grau nomeado pelo(s) responsável(is) legal(is) (de acordo com o formulário presente no Anexo I deste Regulamento).
Considerando que os estudantes matriculados em uma escola do Estado do Rio de Janeiro ou do Estado do Espírito Santo estarão sob autoridade e em companhia de seu responsável legal ou de seu parente até terceiro grau nomeado pelo(s) responsável(is) legal(is), a Organizadora não responderá , em qualquer momento, por qualquer ação ou omissão voluntária, negligência, ou imprudência, violação de direito, ou prejuízo causado a terceiros pelos estudantes e/ou seus respectivos responsáveis legais e/ou parentes até terceiro grau nomeado pelo(s) responsável(is) legal(is).
alunos matriculados em uma escola do Município do Rio de Janeiro poderão ir ao Museu do Amanhã acompanhados pelo seu professor, pois a presença do responsável legal será facultativa.
Embora a Organizadora implemente precauções destinadas a ajudar a reduzir a propagação do COVID- 19 durante a visita ao Museu do Amanhã (o “Evento”), incluindo aquelas recomendadas pelas autoridades locais de saúde, a Shell não pode garantir que – incluindo, mas não se limitando a – os Estudantes, professores, Professores Facilitadores, pais/tutores/acompanhantes dos Estudantes, participantes/convidados/acompanhantes do Evento, etc. não serão expostos e/ou não irão, contrair ou disseminar o COVID-19 ao participar do Evento. A Organizadora será isenta de qualquer responsabilidade caso as pessoas elencadas acima contraiam ou sejam expostas ao COVID-19.
Tendo em vista a necessidade de determinar o cadastramento dos grupos participantes do Programa Shell de Educação Científica via e-mail, esclarecemos o seguinte:
(i) tem conhecimento e cumprirá as Leis Anticorrupção e as leis aplicáveis; (ii) direta ou indiretamente não fez, deu, ofereceu, autorizou ou aceitou, e tampouco fará, dará, oferecerá, autorizará ou aceitará qualquer pagamento, presente, promessa ou outra vantagem, para o uso ou em benefício de qualquer Funcionário Público ou de qualquer outra pessoa, em circunstâncias tais em que tal pagamento, presente, promessa ou outra vantagem constituiria um pagamento facilitador ou de outra forma violaria as Leis Anticorrupção, e (iii) sempre que tiver que processar dados pessoais para realização da sua participação, cumprirá as leis aplicáveis pertinentes e assegurará que as suas partes relacionadas também o façam.